quarta-feira, 12 de setembro de 2012



 
ADEGANHA

Cores de Outono


Dia 22 e 23 de Setembro de 2012
ADEGANHA, TORRE DE MONCORVO

 
A vida prossegue aqui no planalto, e agora inicia-se um novo ciclo. Chegou a apanha da amêndoa, já se preparam as cubas para o vinho e a azeitona, apesar de não chover, já se faz notar nas oliveiras. Aproxima-se o outono, e a falta de água acelera o decaimento das cores e das folhas. A Natureza ganha outra dimensão, mas o sentido é o mesmo. A partilha!

Procuramos com este pequeno evento dar as boas vindas ao Outono, e às actividades que a esta estação estão associadas. Os familiares voltaram para longe, mas a dureza dos afazeres não deixa tempo às saudades. As aldeias ficam mais sós, e depende-se da interajuda da comunidade para que parte das colheitas não fiquem no chão.

“ADEGANHA, cores de outono” é mais um acontecimento que dá a conhecer a ligação à terra das gentes da Terra Quente Transmontana. Aspira-se continuar a sensibilizar para a valorização da nossa identidade e cultura tradicional, dando a conhecer os usos e costumes desta região, tão ligados aos ciclos da natureza. Mais uma vez se pretende a valorização dos produtos da terra, destas atividades e destas gentes.

Neste fim-de-semana, que queremos regido pelo convívio entre gerações, as diversas atividades pretendem a partilha de conhecimento para que se valorize a experiência, a tradição, os valores e se dê continuidade a esse Saber Fazer às gerações vindouras.

O programa central das atividades será a vindima, e os trabalhos que lhe estão associados, mas não nos esquecemos da importância da amêndoa nesta região. Haverá ainda uma caminhada de envolvimento com a paisagem, oficinas de compotas e marmelada, e de licores, teatro, musica e a tradicional ronda pelas adegas.
 
Vai um copinho? SAÚDE!
Grupo de Amigos da Adeganha
 

 
 






 

Sem comentários:

Enviar um comentário