sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lenda das Açucenas

No cabeço do S.João, Nossa Senhora do Castelo apareceu a uma pobre menina que guardava o seu rebanho.

E disse-lhe: Vais ao teu povoado e diz às pessoas que eu quero que me façam aqui uma capela.

A menina perguntou: E como vão acreditar que vossemecê me apareceu e me pediu para fazerem a capela?

A Senhora respondeu: Diz-lhes que venham todos, amanhã, que eu lhes darei um sinal.

Na manhã seguinte, bem cedinho, todos as pessoas do povoado se dirigiram ao local, onde encontraram o cabecinho do S.João todo florido de açucenas brancas.

Ainda hoje, no meio dos zimbros, sobreiros, carrascos e giestas, podemos observar as açucenas nos meses de Maio e Junho.

Recolha oral na Adeganha.



1 comentário:

  1. Belíssima lenda. É necessário não deixar estas coisas cair no esquecimento.

    Abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar